• HOME
  • SOBRE NÓS
  • O QUE FAZEMOS
    • percursos que importam partilhar
    • PATRIMÓNIO EM PERIGO
    • SEMINÁRIO
    • VISITA GUIADA PELA MARGINAL DO DOURO
    • WEBINAR PATRIMÓNIO PARA TODOS
    • LIGAÇÕES ÚTEIS
  • FAZ-TE SÓCIO
  • CONTACTA-NOS











Redigido por Mário Pastor
23 maio 2019



AULA ABERTA SOBRE ESTRATÉGIAS INTEGRADAS
DE REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO EDIFICADO



No passado dia 15 de maio a YOCOCU Portugal teve a oportunidade de participar, a convite da professora Eduarda Vieira, na Aula Aberta e debate realizado na Escola de Artes e Ofícios, em Ovar. O evento, integrado no Maio do Azulejo, patrocinado pelo Atelier de Conservação e Restauro património Azulejar (ACRA) e Câmara Municipal de Ovar, contou com a participação dos alunos e professores do curso de Arte - Conservação e Restauro, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto (Escola das Artes Católica Porto).


O tema da aula, Estratégias integradas de reabilitação do património edificado. O exemplo de Ovar, permitiu desenvolver um debate dinâmico, entre plateia e oradores em torno das perspectivas de conservação e promoção do património, desde a experiência de Isabel Ferreira, dentro do gabinete municipal de Ovar e do ACRA, à reflexão de Eduarda Vieira, docente da Escola das Artes da UCP, em torno do trinómio de ação entre Universidade – Autarquias – e Comunidade, no sentido de valorização e delineação de estratégias integradas e abrangentes de abordagem à conservação do património edificado.


Foi neste enquadramento que a YOCOCU Portugal fez a sua apresentação: O fenómeno de descaracterização do património edificado: causas, consequências e soluções. A apresentação, começou por expor a missão e objetivos da Associação, passando em seguida para o tema propriamente dito, a reflexão sobre os usos e estratégias na recuperação de património edificado, a sua descaracterização (com recurso a materiais extemporâneos, como o betão), ao fachadismo e à sua desarticulação da paisagem onde se insere. O caso recente da demolição da Fábrica Velha de cerâmica, na Pampilhosa do Botão, foi um dos exemplos evocados.


Da parte da tarde seguimos para uma visita guiada feita pelo Arquitecto Paulo Paiva Fonseca, a uma obra de reabilitação em curso, da autoria do mesmo arquitecto, no centro de Ovar. O projeto tentou estabelecer a transição entre a arquitetura tradicional e uma linha mais moderna, respeitando quer a memória do passado quer as exigências atuais!



​



Campus Universitário de Santiago

Departamento de Engenharia Civil

3810-193 Aveiro


NIF: 515141275

geral@yococuportugal.pt

234 370 049



Notícias

​Percursos que importam partilhar

Património em Perigo

Seminário

Ligações Úteis



HOME

SOBRE NÓS

O QUE FAZEMOS

FAZ-TE SÓCIO

CONTACTA-NOS